Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Proud to be Mafalda

Diário de uma aspirante a jornalista em adaptação a uma nova (mas assustadora) vida...

Proud to be Mafalda

Diário de uma aspirante a jornalista em adaptação a uma nova (mas assustadora) vida...

:( R.I.P

por mafalda, em 06.05.15

Morreu Óscar Mascarenhas, aos 65 anos. Jornalista, antigo provedor do leitor no Diário de Notícias e meu professor de Ética e Deontologia do Jornalismo. Tive aula com ele ontem. E hoje, ao abrir a página online do jornal e deparar-me com esta notícia, senti pela primeira vez este arrepio (que não passa) pela morte de um desconhecido. Talvez por ter percebido, apesar do pouco tempo em que tive o prazer de o ouvir, que era um homem íntegro e que muito tinha para me ensinar. A mim e a muitos dos que se acham jornalistas. A mim e a todos os que abdicam dos seus princípios para ascender nesta vida feia. Fica um excerto do último artigo que publicou para o DN como provedor, e a minha homenagem.

«(…) Dei combate à grosseria de linguagem – até em artigos de opinião, usualmente de fora do âmbito de intervenção de um provedor – e atalhei sempre que pude contra o recurso a comentários de fontes não identificadas. Parti da minha experiência de (agora) 40 anos de jornalismo – celebro-os no dia 2 de janeiro! – e de dois princípios: o caráter aristocrático da nossa profissão e a ética.

Não entendo o jornalismo como um poder mas como um serviço. Daí ele ser aristocrata: saber que podemos muito mais do que nos permitimos, por respeito pelo público”»

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D